24 novembro, 2008

Serafim Lampião, agente de seguros

Serafim Lampião é um agente de seguros falastrão, pai de uma grande família, cara-de-pau e muitas vezes irritante, sendo geralmente visto como uma forma mais "moderna" de caráter, em contraste com os tradicionais estereótipos do ríspido capitão do mar e do professor distraído...

Baseado num vendedor que realmente bateu à porta da Hergé, o personagem surge tarde na série - sua estréia acontece em O Caso Girassol, quando um defeito em seu carro o faz visitar a residência do Capitão Haddock. Lampião então tenta fazer um seguro do castelo de Moulinsart, e essa será sua desculpa para voltar a visitá-lo, o que ocorre de imediato, sem qualquer desculpa, acompanhado por sua numerosa família ou de outros personagens.

Ao contrário da maioria dos personagens, Serafim tem um papel incomum nos álbuns, onde é relativamente um ser humano comum (não sendo criminoso, excêntrico, político ou famoso) - característica que facilitou a interposição de uma forma mais realista de humor em algumas tramas.

Como bom vendedor de seguros que é, Lampião muitas vezes tenta persuadir os outros personagens a comprá-los. Tintim, que raramente mostra raiva, não se importa. O Capitão Haddock, no entanto, passa por situações memoráveis, como quando diz que tem seguro de todo tipo, menos contra os vendedores de seguros...

Ele adora ouvir as suas próprias piadas e se considera um mestre de todos os hobbies. Sua auto-importância e insensibilidade irrita o Capitão Haddock, que o considera frustrante - embora Lampião acredite piamente ser um grande amigo seu.

Na maioria das vezes, Serafim Lampião entra na história sem ser chamado. Aparece sempre nos piores momentos - o que não quer dizer que esteja diretamente relacionado com o curso dos acontecimentos. Isso acontece, por exemplo, em seu álbum de estréia, onde aparece três vezes: primeiro se auto-convidando para entrar em Moulinsart, depois interferindo numa transmissão de rádio, e por fim, indo de malas prontas para o castelo do capitão, em férias junto com sua vasta sua família - isso sem avisar a ninguém, é claro...

Curiosidades:

Serafim Lampião sempre cita seu tio Anatole, que era barbeiro.

O personagem é também retratado, algumas vezes, como um turista estúpido nos lugares exóticos onde Tintim e o capitão vivem suas aventuras.

Ele é aficcionado por rádio, presidente do "Clube do Volante", e membro de um grupo carnavalesco.

Participações:

Serafim Lampião aparece em 6 álbuns oficiais de Hergé, muitas vezes em passagens curtas. São eles: O Caso GirassolAs Jóias da CastafioreVôo 714 para SydneyTintim e os Tímpanos;

Lampião aparece também em O Lago dos Tubarões e faz uma breve aparição na última página de Perdidos no Mar, bem como no final do Vôo 714 para Sydney.

Lampião no mundo:

Conheça o nome do personagem em outros países onde Tintim está presente:

Dinamarquês - Max Bjævermose
Espanhol - Serafín Latón
Francês - Séraphin Lampion
Indonésia - Jolyon Wagg
Inglês - Jolyon Wagg
Neerlandês - Serafijn Lampion
Sueco - Serafim Svensson
Português - Serafim Lampião

Compartilhe:

3 comentários:

  1. Huahuahua!
    Ele é chatão mas eu gosto! O Serafim dá mais graça as histórias que participa.
    Parabens pelo post!

    ResponderExcluir
  2. Legal conhecer detalhes assim dos personagens. Quero saber sobre Dupond e Dupont. você disse aqui que ia explicar porque não são gemeos!

    ResponderExcluir
  3. Seria importante dizer que Serafim é de fulcral importancia em "Tintin e os Tímpanos" pois é de responsabilidade dele os fatos (ternos) carnavalescos com que todos se mascaram para que seja possível a revolta do General Alcazar.

    Abraço.

    007

    ResponderExcluir

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT