28 junho, 2010

TV francesa lança série de documentários sobre Tintim


A emissora francesa Arte exibirá, a partir de setembro, uma série de documentários sobre "As Aventuras de Tintim". Sur Les Traces de Tintin (algo como "Sobre os passos de Tintim", "na trilha de Tintim") será uma viagem aos países visitados por Tintim em cinco de suas aventuras. Cada episódio retratará um dos destinos do repórter, utilizando os mesmos meios de transporte, revivendo as mesmas dificuldades e obstáculos e retratando paisagens e rostos semelhantes aos que ilustram os álbuns.
O foco da série é mostrar como o criador de Tintim utilizava fatos e curiosidades sobre as diferentes culturas e civilizações do mundo contemporâneo na criação de suas aventuras. Os cinco episódios, que contarão com depoimentos gravados por Hergé, serão exibidos de 20 a 24 de setembro de 2010, às 19h50. Cada um terá cerca de 43 minutos, mostrando também comentários de especialistas e comparações entre as figuras nos álbuns e as imagens do mundo real. Confira abaixo um trecho do vídeo de divulgação, disponibilizada no site oficial de Tintim:
O episódio inicial (20/09) terá como tema os lugares que serviram de cenário para o álbum "Os Charutos do Faraó". De Port Said ao Cairo, passando por pirâmides egípcias e tumbas de faraós, o documentário rastreará os caminhos de Tintim na caça aos traficantes de ópio. A aventura termina na Índia, que é o ponto de partida para o segundo episódio (21/09), baseado em "O Lótus Azul". Dessa forma, China e Xangai, na época da guerra contra o Japão, serão os próximos locais explorados pela série.

O Marrocos será o destino da terceira parte (22/09), dedicada ao álbum "O Caranguejo das Tenazes de Ouro", que marca o encontro entre o Capitão Haddock e Tintim. Em seguida (23/09), os telespectadores viajarão para o Peru, onde se passa a aventura "O Templo do Sol". Depois de explorar a Amazônia e os Andes, a viagem parte para em direção ao Nepal, cenário de "Tintim no Tibete". Neste último episódio (24/09), o público subirá às alturas do Himalaia, imitando o caminho traçado por Tintim em sua busca por Chang.
Produzida por Henri de Gerlache, Marc Temmerman, Laurent Joffrion e Florence Tran, a série de documentários é uma co-produção entre Arte G.E.I.E, GEdEon Programmes e Moulinsart. Para ver o site oficial, em francês, clique aqui.
Compartilhe:

3 comentários:

  1. Puxa. Essa série de documentários com certeza será incrível. Fiquei curioso particularmente com as curiosidades de comparações entre as ilustrações dos álbuns e as imagens do mundo real. Deve ser bem interessante.

    Abraço, Britto!

    ResponderExcluir
  2. Nossa que bacana, ao pessoal que faz o blog voces conseguiriam esta serie de documentarios e quem sabe posteriormente tentar traduzi-los para o portugues ?? Existeria alguma possibilidade disto.
    Obrigado e abracos!

    ResponderExcluir
  3. Terry, é bem difícil - eu diria mais: praticamente impossível - fazer isso. Os documentários serão exibidos na TV francesa, e a menos que algum tintinófilo europeu consiga gravar e disponibilizar para download, nada poderemos fazer.
    A não ser, é claro, se a TV Arte resolver lançar a série em DVD... mas imagina quanto não custaria!

    ResponderExcluir

Fique à vontade para soltar o verbo, marujo!

Translate

Veja também

Veja também
Site oficial de Tintim

Arquivo TPT